quarta-feira, 5 de maio de 2010

Copa 2010 - África do Sul: Cidades-sede e seus estádios

A África do Sul construiu cinco novos estádios de futebol em preparação para a Copa do Mundo FIFA de 2010. Será a primeira vez da história do país que a região terá estádios especialmente dedicados ao futebol. Com pouca tradição no futebol, em 2002 participou da Copa da Coréia e Japão no grupo B, sendo eliminada na 1.ª fase da copa, participou também da Copa de 1998, na França.

Mascote
Em 22 de setembro de 2008, foi apresentado o mascote oficial da Copa: o leopardo Zakumi. O nome vem dos termos "ZA" (abreviação de África do Sul) e "Kumi" ("dez", o ano da Copa).

Música Tema
A organização da Copa do Mundo FIFA de futebol escolheu para a edição de 2010 do evento a musica remixada Wavin’ Flag (Bandeira ao Vento, em Português) do cantor somaliano naturalizado canadense K'naan, como música tema oficial. A música faz parte de seu terceiro álbum, Troubadour, sendo extremamente conhecida pelo público, por ser também um dos jingles das propagandas da Coca-Cola, patrocinadora oficial da copa do mundo. Outra música também reproduzida durante a realização do evento será “Oh África”, do Cantor Senegalês Akon, interpretada juntamente com a cantora Keri Hilson.
Os jogos acontecem em Johannesburgo, Cidade do Cabo, Durban, Pretória, Port Elizabeth, Bloemfontein, Polokwane, Rustenburg e Nelspruit.

Johannesburgo
Soccer City
O maior estádio da Copa, com capacidade para 94 700 pessoas. O estádio mais simbólico, fincado em Soweto, a “capital” da resistência ao apartheid. Não é à toa que Soccer City terá a honra de receber o jogo de abertura e a finalíssima do torneio. Ele já é parte da história do país, o primeiro local onde Nelson Mandela se encontrou com as massas após sua libertação. Para a Copa, foi remodelado por um escritório de arquitetura sul-africano.

Ellis Park
Com capacidade para 61 mil espectadores, o mais antigo estádio de Johannesburgo, dos anos 1920, receberá sete jogos no Mundial. Sua história está associada ao rúgbi. Foi lá que o país venceu o Campeonato Mundial de 1995.


Cidade do Cabo
Green Point
O local para a construção do estádio foi escolhido a dedo, entre o Oceano Atlântico e a Table Mountain. O Green Point recebe o segundo jogo da Copa e uma das duas semifinais. No total, serão oito jogos ali. A Cidade do Cabo não tem os melhores times do país, mas eles têm chinfra: um é o Ajax, filial do famoso clube holandês. O outro, o Santos Football Club, que só usa o nome do alvinegro praiano.

Durban
Moses Mabhida
O estádio Moses Mabhida tem 70 mil lugares, mas pode ser reduzido para 54 mil graças a uma seção com assentos retráteis. E aumentado para 84 mil, caso Durban confirme seu interesse em sediar uma Olimpíada.




Pretória
Loftus Versfeld
O venerando estádio da capital do país surgiu em 1903, embora sua primeira estrutura de concreto, para 2 mil espectadores, tenha sido erguida apenas 20 anos depois. Desde a década de 1940 ele vem sendo ampliado, o que lhe permitiu chegar à Copa das Confederações sem grandes mudanças. No torneio, recebeu dois jogos do Brasil na primeira fase, contra os Estados Unidos e a Itália. O time mais popular da África do Sul, o Kaizer Chiefs, utiliza o lugar com frequência.

Port Elizabeth
Nelson Mandela Bay
Construído especialmente para o Mundial, o estádio tem capacidade para 48 459 pessoas e fica à margem de um lago. Recebe oito jogos da Copa, entre eles uma quarta de final e a decisão do terceiro e quarto lugares.





Bloemfontein
Free State
O estádio de Bloemfontein já viu uma vitória brasileira, na estreia da Copa das Confederações. Usado também para o rúgbi, ele sedia principalmente os jogos da fase de grupos da Copa. Inaugurado em 1952 com apenas 12 mil cadeiras, teve ampliada sua capacidade nos anos 1990 para 38 mil lugares e agora, para a Copa, subiu para 48 mil lugares. A marca arquitetônica característica são os vãos em dois vértices — é o único estádio da Copa que não é completamente cercado.


Polokwane
Moses Mabhida
O estádio Moses Mabhida tem 70 mil lugares, mas pode ser reduzido para 54 mil graças a uma seção com assentos retráteis. E aumentado para 84 mil, caso Durban confirme seu interesse em sediar uma Olimpíada.









Rustenburg
Royal Bafokeng
Construído em 1999 e com capacidade para 45 mil pagantes, é um dos estádios multiuso da Copa 2010. Sua marca de distinção é a pista de atletismo, ao lado do campo, que poderá ser utilizada em competições oficiais. No futebol, o Bafokeng sediou jogos das Eliminatórias africanas e quatro jogos na Copa das Confederações. Também é usado para o rúgbi, tendo recebido os “springboks”, como é conhecida a seleção sul-africana do esporte. O estádio é a “casa” do time de futebol Platinum Stars e do Platinum Leopards, de rúgbi.

Nelspruit
Mbombela Stadium
O estádio mais polêmico dos cinco construídos especialmente para o Mundial comportará 43 mil espectadores e deverá deixar sua marca visual naqueles que assistirem ao torneio pela TV. As 18 colunas que sustentam o teto lembram girafas. Homenagem ao animal, claro, e também à principal reserva selvagem do país, o vizinho Parque Kruger.

Fonte: Viagem e Turismo e Wikipédia

Nenhum comentário:

Postar um comentário