quarta-feira, 25 de agosto de 2010

Roteiros assustadores: de fantasmas a vampiros, descubra 12 passeios de arrepiar

Fantasmas, bruxas, lobisomens, vampiros, monstros e ETs. Descubra 12 roteiros de arrepiar no Brasil e no exterior e embarque rumo ao desconhecido
Para aqueles que querem algo mais do que visitar monumentos famosos ou belas paisagens, alguns locais oferecem roteiros cheios de mistério. A procura aqui é por fantasmas vagando pelo corredor, vampiros escondidos em torres, extraterrestres visitando a terra em naves espaciais, lobisomens.
Até os mais incrédulos podem tomar um belo susto ao passear por locais em que muitos juram ter visto assombrações. Para quem não liga para os calafrios, confira locais em que figuras de deixar o cabelo em pé não são vistos só no Halloween.

VAMPIRO
Castelo do Conde Drácula
Em Brasov, Romênia
Esqueça os vampiros bonzinhos da saga “Crepúsculo”. A região da Transilvânia, na Romênia, é terra do sanguinário Conde Drácula, personagem da obra clássica do escritor irlandês Bram Stoker. O rei dos vampiros teria sido inspirado no príncipe Vlad Tepes, o “Empalador”, conhecido pelos métodos cruéis com que liquidava seus inimigos.
Situado a 30 quilômetros de Brasov, o castelo de Bran, onde supostamente viveu Vlad, é considerado o verdadeiro Castelo do Drácula e uma das principais atrações turísticas da Romênia. Os visitantes encontram ali um museu com objetos de arte e móveis da rainha Maria.
Bran Castle - O castelo permanece aberto para visitação o ano inteiro. De maio a setembro, funciona das 9h às 18h, e de outubro a abril, das 9h às 16h. Às segundas-feiras, abre às 12h.

A bela e mortal condessa sangrenta
Em Čachtice, Eslováquia
Centenas de anos depois do aparecimento de Vlad, outra personalidade histórica real deixou a sua contribuição para a lenda dos vampiros. A aristocrata húngara Elizabeth Bathory (1560-1614) entrou para a história como a uma das maiores assassinas em série. Segundo algumas fontes históricas, a dama é acusada de matar 600 virgens e se banhar no sangue das vítimas para manter a juventude. Durante esses rituais, mordia o pescoço e os seios das jovens.
Elizabeth Bathory foi capturada no dia 29 de dezembro de 1610, julgada por assassinatos e declarada mentalmente insana. Ela foi trancafiada na torre de sua residência, o castelo de Čachtice, no oeste da Eslováquia. A condessa sangrenta foi encontrada morta quatro anos depois. Hoje, muitos turistas visitam as ruínas do castelo, localizado na vila de Čachtice.
Castelo de Čachtice - O acesso é livre. Do topo da montanha, onde estão as ruínas do castelo, tem-se uma bela vista dos arredores. Da vila até as ruínas, são cerca de 45 minutos de caminhada. O percurso pode ser feito de carro, mas deve-se estacionar antes da chegada ao castelo.

BRUXA
As bruxas de Salém
Em Salém, Estados Unidos
Localizada a 25 quilômetros ao norte de Boston, em Massachusetts, a pequena cidade de Salém foi palco de um trágico episódio, que condenou à forca 19 pessoas acusadas de feitiçaria. Hoje, o passado de caça às bruxas atrai milhares de turistas à cidade. O Salem Witch Museum relembra o julgamento realizado em 1962, com estátuas de cera representando as feiticeiras de Salém e a reprodução do ambiente da época. Na cidade, também é possível encontrar várias lojas wicca. Para quem gosta do tema, a melhor época para conhecer o destino é outubro, mês do halloween, quando o local se fantasia para a realização de festas e paradas.
Salem Witch Museum – Diariamente, das 10h às 17h, nos meses de julho e agosto, até as 19h.

No rastro das bruxas de Pendle
Em Pendle, Inglaterra
Todos os anos, dezenas de milhares de pessoas visitam Pendle, no noroeste da Inglaterra, para ouvir histórias das feitiçeiras mais famosas da Inglaterra. Assim como na norte-americana Salém, a cidade viveu uma verdadeira caça às bruxas. No ano de 1612, durante o reinado de James I, dez pessoas foram presas, julgadas e condenadas à forca acusadas de bruxaria.
Uma trilha de 70 quilômetros, que pode ser percorrida a pé, de bicicleta ou de carro, mostra a jornada dessas bruxas, de suas casas ao castelo de Lancaster, onde foi realizado o julgamento. O caso é onipresente na indústria do turismo local, com a venda de todo o tipo de produto, como geléias e cervejas com o nome das feitiçeiras.
Pendle Witch Experience Tour – O passeio guiado com paradas nos pontos turístico tem duração de duas horas.

LOBISOMEM
A terra do homem-lobo
Em Joanópolis, Brasil
Superstição ou brincadeira, Joanópolis, cidade de cerca de dez mil habitantes do interior paulista, carrega o curioso título de Capital do Lobisomem. A fama começou no ano de 1983, quando a folclorista Maria do Rosário de Souza Tavares Lima resolveu pesquisar e catalogar os causos da região, material que resultou no livro “Lobisomem: Assombração e Realidade”.
Desde então, a criatura se tornou marca da cidade, com a sua figura estampada em camisetas, miniaturas e adesivos. Os produtos temáticos do personagem podem ser encontrados na Casa do Artesão, na praça da matriz. Nas noites de sábado de lua cheia, a pousada Monteleone promove a “trilha do lobisomem”, em meio a mata e caminhos de terra, com seus hóspedes e funcionários.
Pousada monteleone - A hospedagem realiza uma divertida trilha no meio da floresta em busca do lobisomem com seus hóspedes. Diárias para o casal a partir de R$ 600, com pensão completa.
Casa do artesão - Vende artesanatos com imagens do lobisomem. Funciona aos sábados e domingos, das 10h às 18h. Largo São João, 40. Tel: 4539-8823.

FANTASMA
Os fantasmas de Mary King’s Close
Em Edimburgo, Escócia
Para quem gosta de atrações de arrepiar, Edimburgo é um prato cheio, com castelos, ruas e casas com fama de mal-assombrados. Um dos locais mais fantasmagóricos da cidade é a Mary King’s Close, no beco da Cidade Velha. Essa rede de ruas estreitas, com casas medievais dos dois lados, fica abaixo do nível da estrada.
Segundo as lendas locais, durante o surto de peste negra, que assolou a capital escocesa no século 17, os moradores da Mary King’s Close foram isolados com um muro e abandonados para morrer. Desde então, fantasmas das vítimas da praga assombram o lugar. Estas ruas subterrâneas foram abertas ao público em 2003. Quem quiser conhecer a história e as lendas fantasmagóricas do local, pode fazer o tour The Real Mary King’s Close.
Mary King’s Close – O tour tem duração de uma hora. Saídas diárias às 11h30, 13h e 15h30.

New Orleans: a cidade mal-assombrada
Em New Orleans, Estados Unidos
Conhecida pelo jazz, deliciosa culinária e animadas festas que animam a cidade, New Orleans também ganhou fama como a cidade mais mal-assombrada dos Estados Unidos. Os muitos cemitérios, a prática do vodu e as ruas e casas de construção antiga, em especial do bairro French Quarter, reforçam a imagem sombria da cidade do estado de Louisiana. New Orleans também é a cidade natal de Anne Rice, autora do livro "Entrevista com o Vampiro".
Se a idéia de presenciar alguma atividade paranormal não lhe assusta, há muitos lugares sombrios para conhecer, como o cemitério de Saint Louis, onde está o túmulo da “rainha do vodu” Marie Laveau, e a casa assombrada de Madame Lalaurie, acusada de matar quase 100 escravos, além do Museu do Vodu. Diversas agências de turismo oferecem tours temáticos.
New Orleans Spirit Tours – Passeio por cemitérios, casas mal-assombradas, lendas do vodu e locais que inspiraram Anne Rice a escrever suas obras.
Voodoo Museum - Funciona diariamente, das 10h às 18h. 724 Dumaine Street, French Quarter, New Orleans.

Fantasmas na Cruz do Patrão
Em Recife, Brasil
Há quem jure avistar almas penadas vagando pela Cruz do Patrão, localizado no istmo que liga as cidades pernambucanas de Recife e Olinda, próximo ao forte do Brum, às margens do rio Beberibe. O monumento de alvenaria servia de baliza para os barcos que atracavam no porto. Diz a lenda que no local eram enterrados escravos que chegavam mortos dos navios negreiros vindos da África. Por ser um lugar deserto, nas suas proximidades aconteciam fuzilamentos e assassinatos. Tantas tragédias deram a fama de lugar mais mal-assombrado do Recife. Vai encarar?
Cruz do Patrão - Fica localizado entre a Fortaleza do Brum e a Fortaleza do Buraco, no Istmo de Olinda. Ela pode ser vista por quem passa pela ponte do Limoeiro.

EXTRATERRESTRE
O caso Roswell
Em Roswell, Estados Unidos
O pequeno vilarejo de Roswell, no Novo México, ganhou a atenção do mundo com a série de incidentes ocorridos no início do mês de julho de 1947. A história de que um disco voador teria caído no rancho de William “Mac”Brazel, que estaria em posse da Força Aérea norte-americana, é um marco para a ufologia mundial. Teorias à parte, o fato é que o Caso Roswell atrai turistas de todas as partes para a região. O município conta com diversas atrações turísticas relacionadas aos aliens. No Museu UFO, há fotos e documentos sobre o episódio. Vendedores oferecem suvenires com temática extraterrestre, postes de luz tem a forma de Ets e a cidade realiza diferentes eventos ufológicos.
Roswell UFO Museum – Aberto o ano inteiro das 9h às 17h.

Caça aos ETs no litoral paulista
Em Peruíbe, Brasil
A cidade do litoral paulista é uma das localidades de maior incidência de aparições de óvnis e seres extraterrestres no Brasil. Segundo pesquisas feitas pelo ufólogo Paulo Aníbal Mesquita, foram cerca de 300 casos nos últimos dez anos. Com o apoio da prefeitura da cidade, ele criou um roteiro de ufoturismo, o primeiro do Brasil, apontando os sete lugares com maior incidência de ETs.
Roteiro de ufoturismo - Para aumentar as suas chances de avistar um ET, vá aos seguintes lugares: Pedra da Serpente, Guaraú, Prego, Barra do Una, Ilha da Queimada Grande, Ruínas do Abarebebê, bairro São José e praia, canal e o costão do Peruíbe.

O ET de Varginha
Varginha, Minas Gerais
Quando se fala de extraterrestres no Brasil, nenhum caso é tão famoso quanto o do município mineiro de Varginha. No dia 20 de janeiro de 1996, duas adolescentes e uma mulher teriam avistado uma criatura extraterrena em um terreno baldio no bairro Jardim Andere. O caso atraiu atenção mundial para a cidade produtora de café. A caixa d'água e os pontos de ônibus ganharam formato de nave espacial e o comércio vende todo tipo de suvenir com a cara do ET. Estátuas do alienígena decoram ruas e praças.
Nave do ET: Quem visita a cidade não pode deixar de tirar foto em frente a caixa d'água disfarçada de nave. Rua Silva Bittencourt, centro.

MONSTRO
O monstro do Lago Ness
Em Highland, na Escócia
Ao norte da Escócia, a lenda do monstro do Lago Ness atrai turistas do mundo inteiro há milhares de anos. A primeira aparição da gigantesca serpente que habitaria as águas escuras do lago data do século 6, quando um missionário irlandês teria salvo um de seus discípulos das garras da criatura. Desde então, Nessie, como é carinhosamente chamada, teria sido visto por mais de quatro mil testemunhas. Diversas agências de turismo promovem tours para que os visitantes procurem o monstro.
Jacobite Cruises – O passeio de barco de barco pelo Lago Ness tem duração de uma hora. Funciona o ano todo.
Fonte: IG Turismo por Camila Sayuri

Nenhum comentário:

Postar um comentário